sábado, 5 de abril de 2014

Crítica: Il Divo (2008)


Eu não estava familiarizada com esta parte da História Italiana, eu nunca tinha ouvido falar sobre Giulio Andreotti e sua posição como político no Partido da Democracia Cristã na Itália, que posteriormente o levou a posições importantes na vida política da Itália, por exemplo, sendo Primeiro- Ministro sete vezes, entre 1972 a 1992. Andreotti foi acusado por ter ligações com a máfia, entre outras coisas, mas nada nunca foi provado. Ele estava acima de tudo e todos.

Mesmo sem saber ou talvez mesmo que alguém nem sequer se preocupe com a História política Italiana, Paolo Sorrentino faz nos querer saber mais sobre isso e vamos querer saber mais sobre quem foi Giulio Andreotti e o que ele fez.

Nunca sendo demasiado óbvio, uma série de eventos são nos apresentados de uma forma que nunca ficamos realmente a saber quem fez o quê, mas somos obrigados a ler entre as linhas, colocando as peças do quebra-cabeça por nós próprios.




Depois de ver este filme fiquei com curiosidade e procurei por vários vídeos de Andreotti para ver como ele realmente é na vida real. Toni Servillo mais uma vez prova que ele é um actor magnífico! Este papel é suposto ser uma caricatura, mas ele realmente se parece com Andreotti. Ele quase que parece uma marioneta, a maneira como ele anda e fala, mas o poder que ele transmite de uma forma misteriosa, subtil e um tanto ou quanto estranha, é imenso. Simplesmente um desempenho magnífico!


Este filme é muito elegante como qualquer outro filme de Sorrentino, mas o que eu mais adoro nos seus filmes é não são só estilo, há sempre uma substância imensa sob o trabalho de luz e de camera que é lindo.

O tom sarcástico está presente durante todo o filme. Conforme fui vendo os filmes de Sorrentino fui percebendo que ele gosta sempre de transformar certas coisas que podem ser um pouco mais pesadas dando-lhes sempre um pequeno toque de ironia, especialmente nos temas mais cuidadosos e meticulosos de se falar.

Il Divo é outra grande conquista de um realizador que realmente sabe o que está a fazer.


Classificação final: 4 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário